Teste da Velocidade de Download
Um teste da velocidade de download pode auxiliar na identificação de possíveis problemas relacionados à conexão com a internet.
Além disso, através da medição será possível avaliar a qualidade do serviço prestado pela empresa de telecomunicações e buscar soluções para que possa ter uma melhor experiência ao navegar na internet.
Fazer o teste de download se faz necessário quando estiver com problemas para, por exemplo, baixar arquivos de sites, carregar vídeos do YouTube, jogar online ou assistir filmes em um serviço de streaming.
Também é preciso observar que nem sempre o problema encontra-se na conexão de internet, por isso é preciso analisar também se está tudo correto com o aparelho e com o servidor com o qual está tentando se conectar.
Está com problemas nos seus downloads?
Utilize nosso Teste de Velocidade para avaliar sua internet!
O que é download?
Download é o nome dado à transferência de arquivos e dados de um computador para outro utilizando uma rede de computadores.
Normalmente a transferência é feita de um servidor em nuvem para o dispositivo do usuário, embora isso possa ser diferente em alguns aspectos.
Esta é a principal função de uma conexão de internet, por isso a velocidade de download é maior que a velocidade de upload na maioria dos casos.
O download é que torna possível acessar vídeos do YouTube, assistir filmes online, baixar imagens, abrir sites, baixar jogos, entre outras atividades importantíssimas para quem usa a internet no dia a dia.
O que é um teste da velocidade de download?
Um teste da velocidade de download é uma forma de avaliar a capacidade que a rede possui de transferir arquivos do servidor em nuvem para o aparelho no qual está sendo feita a aferição.
A velocidade pode ser dada em Megabits por segundo ou Megabytes por segundo, a depender da ferramenta de medição utilizada, sendo que 1 Megabyte é equivalente a 8 Megabits.
Então, é preciso tomar cuidado na hora de avaliar os serviços prestados por uma empresa, pois os planos de internet são vendidos em Megabits por segundo e é comum que as pessoas façam confusão com esta informação.
Quer testar seu download agora?
Utilize nosso Velocímetro e veja sua velocidade!
Como fazer um teste de download?
Para fazer um bom teste de download, antes de tudo, é necessário pausar todos os downloads que estiver executando, utilizar um navegador de internet atualizado e manter conectado à rede apenas o aparelho no qual estiver fazendo a medição.
Após seguir estas orientações, será possível aferir a velocidade de download da rede de duas formas:
1) Utilizando um velocímetro
O nosso teste de velocidade de internet permite que os visitantes testem a velocidade de download da conexão banda larga em alguns segundos.
Utilizamos a mesma tecnologia do Speedtest Ookla, por isso fornecemos um velocímetro confiável e completo para quem deseja aferir a qualidade da internet.
Embora isso seja verdade, existem muitos outros bons medidores de velocidade de conexão que também permitem ver esta métrica, como Fast.com, nPerf.com, Minha Conexão e SIMET, bastando escolher a opção que mais lhe agrada para fazer isso.
Recomendamos, inclusive, que utilize mais de uma delas para que possa confrontar os resultados obtidos nestas ferramentas.
Pode utilizar nosso speed test abaixo:
2) Baixando um arquivo da internet
Ao fazer o download de um arquivo da internet, é possível ver, por meio do navegador, a velocidade com a qual está sendo feita a transferência do servidor no qual está este arquivo para o aparelho no qual está sendo feito o download.
Porém é preciso ter em mente que servidores muito longe tendem a fornecer velocidades muito menores. O site testfiledownload.com, por exemplo, oferece arquivos de tamanhos diferentes, como 10 GB, 5GB, 1 GB e 512 MB, para que possamos fazer o teste de download, porém o servidor se encontra na Europa e isso faz com que a taxa de transferência seja muito menor.
Neste sentido, recomendamos que faça o download de arquivos hospedados o mais próximo possível da sua conexão com a internet, como os arquivos do Lunix Kurumin no site fisica.ufpr.br/kurumin ou do Linux Ubuntu no site ubuntu.com/download/desktop.
Tome cuidado na hora de interpretar os resultados deste teste de download, pois ele é dado em Megabytes por segundo, sendo preciso multiplicar o valor obtido por 8 para comparar com a velocidade contratada no plano de internet.
Quer avaliar a qualidade da sua conexão?
Use nosso Speed Test e para testar a internet!
O que fazer se a velocidade de download não estiver boa?
Vários fatores podem impactar negativamente a conexão e fazer com que a velocidade de download da internet fique aquém do esperado.
Existem várias ações que podem ser feitas para que possíveis problemas sejam sanados, porém o mais recomendável é que procure ajuda de uma pessoa que entenda mais ou de um técnico, caso não tenha domínio sobre o assunto.
Porém as ações a seguir podem solucionar problemas e são procedimentos comumente indicados para a maioria dos casos de forma genérica.
Reiniciar o roteador
O roteador pode sofrer com alguns problemas, como superaquecimento e problemas de configuração.
Tirar o roteador da tomada e religá-lo após alguns segundos pode auxiliar a contornar alguns destes problemas e fazer com que volte a funcionar normalmente.
Resetar o roteador, por outro lado, não é uma boa opção para quem é leigo no assunto, pois fará com que todas as configurações sejam apagadas e seja necessário refazer tudo, por isso recomendamos que somente um técnico da empresa provedora ou uma pessoa com conhecimentos avançados faça isso.
Conferir as conexões e o cabeamento
Confira as conexões e veja se está conectado à rede correta, pois pode ser que esteja conectado a uma que forneça menor velocidade.
Além disso, convém conferir se o cabeamento está correto e funcional, porque pode ser que os cabos estejam com algum problema e isso faça com que a rede não possa ser utilizada de forma plena.
Conferir as configurações do aparelho
O aparelho pode estar com uma configuração que atrapalhe a capacidade que possui de receber arquivos por meio da internet.
Também pode haver um problema no adaptador, como a necessidade de atualização do driver, e fazer com tenha problemas com a conexão.
Outra coisa que pode influenciar negativamente o teste de velocidade de download é o navegador. Neste sentido, recomendamos a utilização de um navegador atualizado e que limpe o cache regularmente para que possa utilizar toda a potencialidade da conexão.
Também convém verificar se o aparelho suporta a banda contratada, pois, atualmente, muitas empresas já fornecem velocidades superiores a 1 Gbps e é necessário que o aparelho seja compatível com esta velocidade de internet.
Sua velocidade de download está ruim?
Utilize nosso Medidor para ver se o problema é sua internet!
Entrar em contato com a provedora
Se nenhuma das ações anteriores resolverem o problema e seu download continuar com problemas, o melhor a se fazer é entrar em contato com a empresa prestadora do serviço.
Através do atendimento da empresa será possível conversar com um técnico para que este possa avaliar possíveis problemas e resolvê-los.
Mas esteja atento, pois o atendimento destas empresas tendem a falar coisas só para lhe agradar e resolver o problema apenas de maneira temporária, por isso sempre avalie qualidade do serviço fazendo um teste da internet.
Trocar de plano
Existe a possibilidade de que a velocidade de internet contratada não seja a ideal para o uso que você faz.
Neste caso é preciso fazer uma análise da real necessidade de uma internet rápida e, caso seja necessário, assinar um plano com maior velocidade.
Caso já assine o melhor plano, não há muito que se fazer para melhorar a conexão, recomendamos, então, que estude mudar de empresa provedora.
Fazer uma reclamação no Reclame Aqui
Reclame Aqui é um site popular onde é possível ver a avaliação de empresas feita por consumidores reais.
Por meio do site(www.reclameaqui.com.br) é possível fazer uma reclamação sobre a empresa e verá o relato.
Como a reclamação é pública, a empresa entrará em contato para resolver o problema para que fique com boa reputação no site, sendo um sistema eficiente para resolver este tipo de problema.
Fazer uma reclamação junto à Anatel
Anatel é o órgão público brasileiro responsável por regular e fiscalizar os serviços de telecomunicações no Brasil.
Caso uma empresa esteja prestando um mau serviço, é possível fazer uma reclamação por meio do site oficial(www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao) ou através da Central de Atendimento da Anatel(telefone 1331).
Esta reclamação também será utilizada para que a Anatel possa melhorar seus serviços e criar rankings de qualidade de prestação de serviços no país.
Mudar para outra provedora
A solução final é assinar um plano com outra empresa de telecomunicações.
Muitas vezes a empresa com a qual possuímos contrato realmente não fornece um bom serviço, por isso a mudança do provedor atual para um melhor pode ser uma opção que atenderá melhor suas necessidades.
Recomendamos que pesquise por informações sobre as empresas que fornecem internet banda larga na sua região e se atente para ver o que outros clientes dizem sobre cada uma delas, assim poderá contratar um serviço que é melhor avaliado pelos consumidores para que possa ter menos problemas ao utilizar a internet.
Pesquise no Google sobre a empresa e utilize sites como o Reclame Aqui para saber quais os melhores serviços que atendem sua região, sendo válido não apenas para empresas de telecomunicações.
Seu download está lento demais?
Utilize nosso Teste de Velocidade para aferir sua conexão!
Conclusão
O teste de velocidade de download pode ser feito no nosso teste de velocidade completo ou baixando um arquivo da internet e vendo a informação desejada diretamente no navegador.
Para fazer o download de um arquivo e avaliar a taxa de transferência, recomendamos que utilize sites com servidores mais próximos, como os sites fisica.ufpr.br/kurumin e ubuntu.com/download/desktop, embora estes exemplos sejam apenas preferências pessoais.
Após fazê-lo, poderá ver se a velocidade contratada está sendo entregue e se a empresa provedora está prestando um bom serviço, além de permitir avaliar se o problema está realmente na conexão ou envolve outra questão.
Recomendamos que reinicie o roteador, confira os cabos e entre em contato com a empresa de telecomunicações caso, realmente, a banda contratada não esteja sendo entregue, pois um técnico da provedora poderá dar melhores orientações sobre seu caso em específico e buscar soluções que sejam satisfatórias.