Como funciona a internet via rádio?

internet via rádio como funciona

Internet via rádio é um tipo de conexão muito comum no Brasil e pode ser uma boa opção para clientes menos exigentes.

Atualmente ninguém quer ficar sem uma conexão de internet confiável, por isso esta opção se torna uma das mais viáveis, afinal possui uma grande cobertura, não depende de cabos para chegar à casa do cliente e oferece navegação ilimitada.

Aqui falaremos sobre como funciona a internet via rádio e você poderá decidir se vale a pena ou não optar por este tipo de internet para zona rural ou residencial.

Então sugerimos que leia o artigo por completo para, então, ficar por dentro deste meio de conectar as pessoas com o mundo.

O que é internet via rádio?

Internet via rádio é um tipo de conexão banda larga que utiliza-se de ondas de radiofrequência para fazer a transmissão de dados, podendo ser contratada para uso comercial, residencial ou rural, dependendo apenas da disponibilidade do serviço.

Sua utilização é ideal para locais isolados ou para onde as opções de rede cabeada não chegam, visto que apresenta cobertura mais abrangente devido ao fato de não precisar de cabeamento para chegar à casa do cliente, pois a transmissão do sinal é feita pelo ar.

Ainda pode ser uma excelente alternativa residencial para clientes que não necessitam de muita velocidade e precisam apenas de uma conexão básica, pois tende a possuir preços mais atrativos que a rede cabeada na maioria dos casos.

Devido ao fato das transmissões se darem por meio de ondas de rádio, o serviço é muito suscetível às condições climáticas e precisa que exista visada livre entre a torre de transmissão e a antena instalada na casa do cliente para que funcione em sua plenitude.

Como funciona internet via rádio?

O sinal normalmente é transmitido em uma frequência específica, entre 2,4 e 5,8 GHz, e precisa de uma estrutura que envolve a torre de transmissão e uma antena que recebe as ondas de rádio no local onde estará o acesso à conexão.

O funcionamento, então, ocorre da seguinte forma:

Torre de transmissão

A torre de transmissão é instalada em um local alto para abranger todos os pontos de acesso a serem atendidos.

Torre de transmissão
Antena receptora

Antena receptora

Uma antena receptora é colocada no telhado ou em um outro local alto e apontada para a torre de transmissão para captar o sinal.

Roteador ou modem

Um roteador ou modem converte o sinal recebido pela antena e distribui para os aparelhos por meio de rede cabeada ou do WiFi.

Para o bom funcionamento do serviço, como mencionado anteriormente, é necessária a existência de livre entre a torre de transmissão e a antena receptora, caso contrário o sinal recebido será mais fraco ou inexistente.

Provedor de internet via rádio

Os provedores que trabalham com este tipo de conexão normalmente são empresas locais de pequeno e médio porte, que fornecem o serviço apenas em determinada região que não é atendida por internet fibra óptica ou via cabo.

Por isso, o mais comum é que estejam presentes em periferias, zonas rurais e em cidades do interior, por oferecer vantagens de cobertura e praticidade que os demais serviços não possuem.

Então, se deseja assinar um plano de internet via rádio, o ideal é que procure um provedor local que atenda sua região. Você pode fazer isso através de uma pesquisa simples no Google ou, mesmo, por meio de uma conversa com seus amigos que possuem acesso à internet.

Alcance da conexão

A abrangência do sinal emitido pela torre de transmissão pode variar bastante a depender de vários fatores, como qualidade dos equipamentos, potência da antena, altura da torre de transmissão e frequência utilizada.

Levando isso em consideração, o alcance da conexão com a torre de transmissão pode ser de dezenas de quilômetros e atender clientes em diferentes distâncias, inclusive se morarem em municípios distintos.

Porém é preciso avaliar caso a caso, pois, a depender do provedor, o alcance pode ser menor em prol da qualidade do serviço ou da potência das antenas utilizadas ou maior para atender um número maior de domicílios e fornecer o serviço a mais pessoas.

Velocidade de transmissão

Atualmente existem tecnologias modernas que permitem fazer a transmissão de dados em alta velocidade utilizando este tipo de conexão, porém o mais comum é que os provedores forneçam taxas de conexão que variam entre 1 e 50 Mbps em seus planos.

Fatores como distância da torre, qualidade dos equipamentos utilizados, potência das antenas e número de pontos de conexão usando o serviço ao mesmo tempo são determinantes para estabelecer a velocidade de transmissão de dados e a qualidade do serviço prestado.

As condições fornecidas por este tipo de serviço, normalmente, podem ser suficientes para usar serviços de streaming, navegar na internet, assistir vídeos em uma boa qualidade e utilizar redes sociais, porém pode não ser uma opção satisfatória para quem necessidade de mais banda para fazer transmissões ao vivo, jogar jogos online em tempo real ou assistir vídeos em qualidade maior.

Internet via rádio é ilimitada?

A maioria dos provedores deste serviço não oferece planos com franquia de dados, ou seja, oferece o acesso ilimitado à rede após a contratação.

Por isso, ao contratar um plano de internet via rádio, o cliente poderá navegar o quanto quiser e utilizar todos os serviços que desejar sem precisar se preocupar com a quantidade de dados que está sendo transmitida.

Isso pode impactar, também, no preço do serviço, pois não é necessário contratar pacotes adicionais para continuar navegando, diferentemente do que ocorre em serviços de internet via satélite e conexões feitas por meio da rede móvel.

Internet via rádio é boa?

internet via radio é boa

Sim, a internet via rádio é uma boa opção de conexão e sua qualidade depende mais da capacidade dos equipamentos que do tipo de transmissão em si.

A utilização deste tipo de conexão pode ser ideal para usuários básicos, que precisam da conexão para coisas como acessar redes sociais, receber e enviar e-mails, assistir vídeos no YouTube ou navegar por sites de notícias, e para aqueles que querem economizar, afinal a mensalidade tende a ser mais barata que a de uma rede cabeada.

Porém é um serviço mais indicado para zonas rurais, localidades mais afastadas, cidades do interior e periferias onde a fibra óptica não chega, pois a internet via fibra óptica oferece maiores velocidades, conexão mais estável e bons planos.

O clima pode afetar a internet via rádio?

Sim, a chuva e o vento podem afetar negativamente o sinal da conexão.

A chuva, por exemplo, poderá impedir que as ondas de rádio sejam transmitidas em sua plenitude, pois as gotículas de água podem absorver ou dispersar o sinal emitido pela torre.

O vento, por outro lado, pode mudar a posição das antenas ou interferir diretamente no sinal emitido, principalmente quando estiver ventando muito forte.

Vantagens e desvantagens da internet via rádio

Principais vantagens

Conexão ilimitada.
Serviço com maior abrangência territorial.
Planos com preços competitivos.
Sem a necessidade de cabos de transmissão.
Instalação rápida e fácil.
Baixo custo de instalação e manutenção.
Disponível em zonas rurais e cidades pequenas.

Principais desvantagens

Pouca concorrência de provedores.
Conexão com maior instabilidade.
Velocidades menores.
Latência mais alta.
Interferência das condições climáticas.
Precisa de visada livre com a torre de transmissão.

Internet via rádio vale a pena?

O uso da conexão via rádio vale a pena principalmente quando não houver opções melhores disponíveis, especialmente a internet via fibra óptica.

Também pode ser viável para os usuários menos exigentes, que precisam usar a conexão apenas para atividades básicas, ou para quem deseja gastar menos, afinal a internet via rádio normalmente é mais barata que os outros tipos de conexão.

O ideal é que, antes de fazer a contratação de um serviço de internet, seja feita uma análise dos provedores disponíveis para o endereço de instalação, prestando atenção nos planos oferecidos e se atentando com relação ao tipo de conexão fornecida, afinal ninguém gosta de jogar dinheiro fora ou de contratar um serviço que não atende às expectativas.

Perguntas frequentes

Conclusão

A internet via rádio é uma boa opção, principalmente para as localidades que não possuem cobertura de redes cabeadas de internet, sendo uma das melhores alternativas para a zona rural, municípios do interior e bairros periféricos.

Um provedor de internet via rádio precisa de uma torre de transmissão, antena receptora e roteador na casa de cada cliente para que o serviço possa funcionar. Além disso, também é preciso que os equipamentos sejam de qualidade para fornecer um bom serviço.

Embora este possa ser considerado um bom tipo de conexão, é preciso ter em mente que a internet fibra óptica é a melhor solução tecnológica que temos atualmente e que o serviço via ondas de radiofrequência possui características que o tornam inferior a todas as alternativas de redes cabeadas modernas.

Nossa sugestão é que, caso deseje contratar um serviço de internet, pesquise os provedores que possuem cobertura no endereço de instalação, analise com cuidado a tecnologia e os planos oferecidos para, posteriormente, poder tomar a decisão de forma mais inteligente.

Afinal, a internet via rádio é boa, mas não é a melhor opção, principalmente para quem mora em uma cidade que oferece a alternativa de assinar planos de uma rede cabeada.

5/5 - (23 votos)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.