Por que a internet fica ruim quando chove?

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A chuva pode afetar negativamente sua conexão com a internet, você sabia disso?

Porém, isso é mais válido para alguns tipos de conexões que para outros, pois nos tipos mais estáveis a queda, lentidão ou instabilidade devido às condições climáticas normalmente ocorre apenas por fatores indiretos.

Estar com a conexão com a internet ruim por causa da chuva pode ser sintoma de vários problemas, como: queda de energia nos equipamentos da provedora, quebra de cabos de conexão ou interferência da umidade no sinal.

A seguir abordaremos de forma mais abrangente o assunto para que, assim, você possa ficar por dentro do verdadeiro motivo que faz a internet ficar ruim quando chove.

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Por que em dias de chuva a internet fica lenta ou cai?

Por que em dias de chuva a internet fica lenta ou cai

A chuva pode afetar de diferentes formas cada tipo de conexão banda larga.

Por isso é preciso analisar primeiro qual tipo de conexão está sendo afetada pelo mau tempo para que, assim, se possa entender de forma mais precisa o que está causando a lentidão ou a queda da internet.

Tendo isso em vista, abaixo poderá ver os principais tipos de conexão e quais problemas podem ser causados pelo mau tempo.

Internet via satélite

A internet via satélite é, com toda certeza, aquela que pode ser mais afetada pelo mau tempo, porque o sinal precisa viajar por muitos quilômetros até chegar na casa do cliente e é necessário ter visada limpa para que as ondas cheguem da forma adequada.

Dessa forma, nuvens mais carregadas e chuvas mais fortes podem fazer com que o sinal não chegue de forma correta ou fazer com que as ondas se dissipem, causando queda ou lentidão na conexão.

Embora isso possa ocorrer, as maiores empresas de internet via satélite vêm tomando providências para que a interferência climática seja cada vez menor nos seus sinais.

Por isso empresas como Starlink, Viasat e HughesNet, podem ser boas opções de internet via satélite para quem deseja ter uma boa conexão mesmo com mau tempo em localidades onde a rede cabeada não chega.

Internet via rádio

A internet via rádio sofre com o mesmo problema da internet via satélite, pois o sinal precisa fazer um grande percurso até chegar ao cliente.

Porém a interferência da chuva na qualidade da conexão pode ser bem menor, embora, muitas vezes, possa apresentar uma pior conexão devido à baixa qualidade dos equipamentos utilizados ou à pequena capacidade da rede distribuída.

Normalmente esta tecnologia somente é uma boa opção para aqueles lugares onde a rede cabeada não chega.

Internet 5G

A tecnologia 5G é relativamente nova e uma das mais modernas da atualidade, sendo a solução para entregar internet de alta velocidade para dispositivos móveis.

Ela utiliza ondas de rádio e, por isso, também pode ser afetada por mau tempo, embora seja menos impactada que a internet via rádio por utilizar equipamentos mais modernos e com maior qualidade.

Porém é bem provável que alguém sofra com queda, instabilidade ou lentidão ao utilizar este tipo de conexão em um dia chuvoso.

Internet cabeada

A internet cabeada, por outro lado, é aquela que menos causa dor de cabeça nos clientes em dias chuvosos, pois não é afetada de forma direta por fatores relacionados ao mau tempo.

Neste quesito, a fibra óptica é a tecnologia que entrega aos clientes o melhor serviço de internet na atualidade, sendo a primeira opção para quem quer uma conexão rápida e estável mesmo com chuva.

Umidade afeta o WiFi?

Sim, o sinal do WiFi pode ser afetado quando há um cenário de alta umidade.

Porém a interferência é pequena e pode ser observada apenas em maiores distâncias, nas proximidades do roteador a interferência nem será percebida.

Fator acidental

Além das características tecnológicas que podem permitir que o mau tempo interfira na conexão, todas elas podem sofrer com incidentes como:

  • Rompimento de cabos;
  • Modificação do posicionamento de antenas;
  • Queda de energia do provedor; e
  • Danificação de equipamentos.

Neste caso é comum que ocorra a queda por completo da conexão ou uma piora significativa na qualidade do sinal.

Outro fator que permite diagnosticar um problema deste tipo é que, normalmente, a situação não se resolve logo que a chuva passar, sendo necessário que técnicos da provedora entrem em ação para restabelecer a conexão em sua plenitude.

Fator humano

Com o mau tempo, muitas pessoas têm a mesma ideia de ficar em casa e navegar pela internet, assistir uma série na Netflix ou no Amazon Prime Video ou jogar online.

Isso faz com que o tráfego da rede aumente consideravelmente e pode causar lentidão, sendo um dos fatores indiretos que podem levar o cliente a culpar a chuva pelo problema na conexão.

O mesmo problema pode ocorrer em determinados horários do dia, mesmo sem tempo chuvoso, devido ao uso intenso da rede por parte dos clientes.

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Como melhorar a internet em dias de chuva?

Como melhorar a internet em dias de chuva

Não há muito o que se fazer para que a conexão fique melhor em dias chuvosos e, na maioria das vezes, a única escolha será aguardar a passagem do mau tempo.

Mas algumas ações podem auxiliar em alguns casos e ajudar a se ter uma internet mais rápida, mesmo com condições climáticas adversas.

A seguir poderá ver algumas das ações recomendadas para quem está passando por problemas de internet lenta por causa da chuva.

Reinicie seu roteador

Para fazer o procedimento basta retirar o roteador da tomada por um minuto e conectá-lo novamente.

Este é o procedimento padrão da maioria das empresas de telecomunicações e é recomendado pois o dispositivo pode estar sobrecarregado ou superaquecido, sendo este um dos motivos que podem causar problemas em uma conexão com a internet.

Embora isso seja verdade, nem sempre o problema pode ser resolvido de maneira tão simples, pois pode ser que outra coisa esteja afetando a qualidade da conexão.

Verifique a conexão em outros dispositivos

Pode ser que o problema seja no dispositivo com o qual está tentando acessar a internet.

Neste caso, recomendamos que reinicie o dispositivo e que teste a conexão em outros aparelhos para verificar se realmente é um problema na conexão.

Limite o número de dispositivos conectados à rede

O uso de vários aparelhos conectados em uma internet que não suporta esta demanda é um grande problema para muitos pontos de acesso.

Neste caso, recomendamos que diminua o número de aparelhos que estão utilizando a conexão simultaneamente e veja se o problema não era este.

Aproxime-se do roteador para usar o WiFi

O roteador pode ser um pouco fraco e, por isso, não está conseguindo enviar a internet de forma correta para o aparelho.

Sugerimos, então, que se aproxime do aparelho e teste a conexão para ver se este não é o problema.

Entre em contato com a prestadora do serviço

Se não foi possível solucionar o problema com as dicas dadas nos itens anteriores, a próxima opção é entrar em contato com a empresa provedora do serviço para que eles possam solucionar o caso.

Normalmente uma configuração rápida da rede já resolve, mas existem casos nos quais é necessário o comparecimento de um técnico ao local para o restabelecimento do serviço.

Troque de provedor de internet

Em último caso, se os problemas não forem resolvidos, sugerimos que troque o provedor atual por um melhor.

Para isso pesquise a reputação das empresas da sua região na internet e em sites como Reclame Aqui com a finalidade de escolher a melhor opção para suas necessidades.

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O que não fazer para tentar melhorar sua conexão?

Acima você viu ações que são recomendadas para que tente fazer sua conexão ficar melhor em dias chuvosos.

Porém existem coisas que não devem ser feitas, pois podem atrapalhar mais que ajudar ou, ainda, gerar problemas ainda mais graves.

Então veja a seguir o que deve ser evitado caso esteja com problemas na sua internet.

Não tente resolver o problema por conta própria

Caso não tenha conhecimento técnico, o ideal é não mexer no cabeamento ou nos equipamentos para não piorar o problema.

Somente uma pessoa com treinamento poderá ter uma leitura correta do caso e estará apta para resolvê-lo de maneira adequada.

Não busque soluções para problemas externos enquanto chove

Caso o problema seja em área externa, como a obstrução ou mudança na direção da antena que está recebendo o sinal, a orientação é que se aguarde a melhora no tempo para que acidentes possam ser evitados.

Algumas coisas como quedas e descargas elétricas podem causar prejuízos maiores que a falta de internet, não concorda?

Por isso tenha todo cuidado e evite fazer manutenções externas durante chuvas, tempestades ou condições climáticas instáveis.

Evite interagir com cabos soltos

Cabos soltos possuem um grande potencial de estarem energizados e, consequentemente, darem choque em quem tocá-los, incluindo alguns de rede de internet.

Por isso recomendamos que tome cuidado ao manuseá-los e, se possível, chame um técnico para que este possa analisar a situação e restabelecer a fiação.

Não deixe de entrar em contato com a provedora

Mesmo que a que a conexão tenha sido restabelecida e esteja funcionando normalmente após a chuva, entre em contato com a prestadora do serviço para relatar o problema.

Assim a empresa saberá que você está passando por dificuldades quanto ao mau tempo e tomará providências para que isso não ocorra mais caso esteja dentro de um cenário solucionável.

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Conclusão

A chuva forte pode piorar a internet, porém quedas, instabilidades e lentidões devido ao mau tempo afetam mais conexões via rádio, satélite, 5G e WiFi(em maiores distâncias), pois os dados trafegam pelo ar utilizando ondas de rádio nesses tipos de conexão.

O comportamento humano também pode fazer com que a internet fique mais lenta em dias chuvosos, pois mais pessoas ficam em casa devido ao mau tempo e tendem a utilizar mais a internet enquanto está chovendo, o que pode, consequentemente, causar um congestionamento de dados em uma rede.

Se a chuva deixa a internet lenta, então, não há muito o que se fazer para melhorar a conexão, principalmente tratando-se de conexões que funcionam por meio de ondas de rádio.

Recomendamos, entretanto, que sejam executadas algumas ações simples para você possa tentar resolver o problema, como desligar o roteador por um minuto e religá-lo e entrar em contato com a provedora de internet fazendo uma reclamação sobre o problema.

Outra opção é fazer a contratação de uma rede cabeada, se possível, e trocar roteadores e antenas por equipamentos mais modernos e potentes, além de verificar se a fiação existente não se encontra danificada.

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